Pesquisa > Itens de Primeira Necessidade > Corpo Sitiado > A Luta > Questão Equacionada no Corpo > Keep It Real

sexta-feira, maio 29

PAU-DE-ARARA



Pau-de-arara
é um método de tortura que foi muito utilizado no Brasil, principalmente no período da ditadura militar, nos conhecidos Anos de chumbo.

Descrição

Consiste numa barra de ferro que é atravessada entre os punhos amarrados e a dobra do joelho, sendo o “conjunto” colocado entre duas mesas, ficando o cor­po do torturado pendurado a cerca de 20 ou 30 centímetros do solo. Este método quase nunca é utilizado isoladamente, seus “com­plementos” normais são eletrochoques, a palmatória e o afo­gamento. Usualmente era uma estrutura metálica desmon­tável, constituída de dois triângulos de tubo gal­vanizado em que um dos vértices possuía duas meias-luas em que eram apoiados e que, por sua vez, era introduzida debaixo de seus joelhos e entre as suas mãos que eram amarradas e levadas até os joelhos. Este método quase nunca é utilizado isoladamente, seus “com­plementos” normais são eletrochoques, a palmatória e o afo­gamento.



Reza o artigo 59 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada pelo Brasil: Ninguém será submetido à tortura, nem a tra­tamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

Em vinte anos de Regime Militar, este princípio foi ignorado pelas autoridades brasileiras. A pesquisa revelou quase uma cente­na de modos diferentes de tortura, mediante agressão física, pressão psicológica e utilização dos mais variados instrumentos, aplicados aos presos políticos brasileiros. A documentação processual recolhida revela com riqueza de detalhes essa ação criminosa exercida sob auspício do Estado. Os depoimentos aqui parcialmente transcritos demonstram os principais modos e instrumentos de tortura adota­dos pela repressão no Brasil.



Um telegrama do cônsul americano Frederic Chapin, em 1973 diz: “O interrogatório de presos políticos é freqüentemente acompanhado de tortura, isto é, pau-de-arara, choques elétricos, fome etc”.

Os rapazes do Esquadrão da Morte introduziram no DEOPS as várias técnicas de torturas que já eram largamente empregadas contra os presos comuns. Algumas dessas técnicas:

Cadeira ou trono do dragão Amarra-se a pessoa numa cadeira com muitos eéltrodos.Com o corpo molhado,a intensidade dos choques torna-se mais forte.

Clister elétrico Descargas elétricas na região coccígea que provocam relaxamento dos esfíncteres

Corredor polonês Passagem forçada entre duas alas de torturadores que golpeiam a vítima

Ferrinhos Ferros que são enfiados sob as unhas

Galeto Vítima pendurada no pau-de-arara debaixo da qual se acende um fogo

Hidráulica Ingestão forçada de grandes quantidades de água

Latinhas Latas com as bordas cortantes sobre as quais a vítima é obrigada a ficar com os pés descalços até que as bordas penetrem na carne

Manivela Aparelho para choques elétricos, manobrado à manivela

Mesa elástica Mesa de tortura móvel e prolongável

Mesa operatória Mesa de tortura

Hóstia sagrada Descargas elétricas sobre a língua

Palmatória Instrumento de madeira, em geral furado, com o qual é golpeada a vítima

Pau-de-arara Pau que é enfiado debaixo dos joelhos dobrados da vítima, que passa entre os braços com os pulsos amarrados entre eles. A vítima é depois pendurada no pau apoiado em dois cavaletes

Roleta russa Revólver carregado somente com uma bala., com o qual se atira às cegas sobre a vítima

Submarino Imersão forçada e afogamento parcial

Telefone Golpes com a mão côncava nas orelhas para provocar a ruptura da membrana do tímpano

0 comentários: