Pesquisa > Itens de Primeira Necessidade > Corpo Sitiado > A Luta > Questão Equacionada no Corpo > Keep It Real

sexta-feira, maio 29

CORPO NU


O corpo nu como metafora fisica da vida nua.
O estado do nascimento e o da morte.
O senso de privacidade, de completo despojamento, a capacidade de se ser so carne.
O fator igualitario, de ser nada mais do que e’ o outro, apenas separado pela condicao de genero, o que o torna ainda mais complexo nessa situacao de ser um ou outro.

Perguntei recentemente a coreógrafa Lia Rodrigues o porque de corpos nus em suas obras. Ela me disse que a nudez virou figurino, uma maneira de se vestir para os movimentos, gestos e acoes de suas obras. O corpo nu no trabalho de Lia, tem uma pungencia e uma adaptabilidade ao espaco e ao outro que me impressiona.

Talvez o corpo nu seja a apresentacao desconstruida da forca e da fragilidade do ser humano. Talvez seja a utopia maxima, escancarada sem disfarces frente a uma total incompreensao de nos mesmos.

Para mim o corpo nu se afasta completamente da ideia equivocada de “pureza”, pelo contrario, e’ no corpo nu que esta vestido o sujeito, o individuo em sua forma essencial de ser gente.

Fatwa proíbe relações sexuais com o corpo nu, no Egipto

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

Edição actual (não-analisada)
19 de Janeiro de 2006

Um decreto religioso islâmico ou (fatwa) proíbe os casais egípcios de ter relações intimas nus. Os defensores do decreto consideram que ter relações sexuais com o corpo nu é contra os ensinamentos do Corão e do profeta Maomé.
O clérigo (xeque) Rashar Hassan Kahlil, ex-reitor da Faculdade de Ciências Islâmicas da Universidade de al-Azhar, no Cairo (um dos centros de estudos mais prestigiosos do do Islã sunita), declara que só o acto de "fazer amor completamente nu apaga todas as luzes do matrimônio".

Alguns especialistas, mesmo aparentando não estar completamente de acordo com o decreto, reconheceram certas virtudes no decreto religioso. Abdallah Megawe, chefe do comitê de fatwas de Al-Azhar, considera que, ainda que os esposos possam ver-se nus, em nenhum momento devem olhar de forma direta para os genitais um do outro.
Por sua vez, Soad Saleh, diretora do departamento feminino de estudos islâmicos na mesma universidade, não considera que o matrimônico deva ser invalidado por causa disso, mas acredita que manter relações sexuais sem roupa "não é recomendável conforme as boas maneiras e o exemplo dado pelo Profeta".

0 comentários: