Pesquisa > Itens de Primeira Necessidade > Corpo Sitiado > A Luta > Questão Equacionada no Corpo > Keep It Real

domingo, dezembro 21

Hotel Splendor
















Imagens do Hotel Splendor na cidade velha em Montevideo.

O hotel e' um misto de filme de Godard com casa da madrinha, instalado em um antigo predio em lugar estrategio do centro da cidade. Em conversas com Danilo, o filho do dono e responsavel pela acolhida ao hotel, fiquei sabendo que a familia colocou todas as economias no hotel, suprindo as precariedades do lugar com a criatividade da ambiemtacao e a maneira proxima e sem frescura no receber.

O hotel e' muito simples, mas cada quarto esta personalizado e sempre com um balcao abrindo pra rua. Os banheiros sao compartidos - 2 para cada andar - e a cozinha tambem. Se pode cozinhar, fazer um suco ou vitamina, ferver agua para um mate e depois comer ali mesmo no "comedor" (sala de jantar) comum a todos.

O melhor do hotel e' a sala de estar, com sofas, tv e computador e um grande urso de pelucia laranja que esta sempre sentado ali. No caso de querer companhia a noite so chegar para um bate papo com o urso que parece estar la a muitos anos, as vezes vigiando o computador, as vezes de frente pra tv com o controle na mesinha, as vezes displicentemente olhando a vista la fora, a esplanada do Teatro Solis com as lampadas-postes de Phillipe Starck.

Lembrei imediatamente de um filme que adoro - Hotel New Hampshire - com o Rob Lowe e a Nastassja Kinski. Ela vive nesse hotel de familia vestida de urso, escondida debaixo dessa fantasia como que para se proteger da timidez ou de sentimentos que nao podem transparecer.

O Hotel Splendor - adoro o nome, tudo a ver com uma certa atmosfera kitch e debochada - abrigou os participantes do dialogos Montevideo agora no inicio de dezembro. Pena que havia tantos Argentinos, ai vou ter que dizer mesmo, que gente chata!

Outra particularidade do Splendor: O servico personalizado!
Estava no hotel a dois dias e pedi na recepcao para ser despertado de manha, como se faz em qualquer hotel no mundo.
Dia seguinte ouco uma voz na porta:
"Marcelo, acorda Marcelo, ta na hora, desculpa nao queria te acordar mas foi voce que pediu."
Uma risada simpatica e um bom dia com ares de alegria.

1 comentários:

Anônimo disse...

Que delicia um lugar assim!
Feliz 2009!!!!